Fotos Wagner Vinhas

Wagner Vinhas encontrou na fotografia outra forma de expressar o seu olhar sobre as culturas populares. Graduado em Ciências Sociais pela UFAL, tornou-se mestre pesquisando outras paisagens: a modernidade baiana. Com um estilo inconfundível, aprimorou um olhar fotográfico registrando as mais expressivas festas populares em Salvador. Imagens que ilustrariam sua dissertação: “Narrativas em negociação: o caso da invenção das tradições em Salvador” (http://www.ppgcs.ufba.br/site/db/trabalhos/1042013130633.pdf).
Em Alagoas, o pesquisador mantém um olhar atento outras  referências – ou nas palavras de Edson Bezerra, outras paisagens periféricas – no contínuo trabalho de construção daquilo que podemos chamar de alagoanidade a partir das margens.
Atualmente, além de professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), mantém uma relação estreita com a linguagem iconográfica, atualizando as suas referências sobre as culturas populares, registrando temporalidades introduzidas nas dramatizações dos espaços públicos, no enquadramento que Stuart Hall chamaria de “outras maneiras de viver o mesmo em mutação, a tradição”. 

Espelhos D’água

1. Uma olha dentro da ilha, e aos arredores

2. Espelhos d’água, nos rastos


3. Por dentre os caminhos na trilha dos remédios, e em suas trilhas.
4. O minimalismo das imagens


5. e, nos rastros das reminiscências


6. Por dentre alegorias 

7. Sempre outros rastros

8. Por dentre os entranhados de matas e águas, a esperar enfim que, por dentre silêncios e ruídos, nos venha.

9. A noite enfim.

Monumentos

1.     As alegorias são sempre rastros de vivências e ali, na pequenina e secular Igreja de Nossa Senhora os Remédios, há que se pensar nas vivências dos cantos e nas alegrias
 e dos choros das crianças em batismos; e dali mesmo se pode contemplar como muitos

2. A visão do canal (de Dentro) visto de  seu adro

3. Reminiscências quase que guardadas ali

4. No silêncio daquele  pátio

Presenças

1. ...e o que se coloca nas vivências seculares dos homens na Mundaú são as trajetórias na travessia, as águas e a cidade a contrapelo, como que situadas por dentre um

2. Porto, passagens, na

3. Composição de um silêncioenquanto redutos que se espalham por dentre rastros dos humanos

4 ... e nas alegorias silenciosas

5 ...situadas por entre um  minimalismo de presenças 




3 comentários:

Viviane disse...

Belíssimo trabalho de Wagner Vinhas.

Unknown disse...

Parabéns pela sensibilidade, dedicação e belissbel trabalho.A riqueza cultural e inocência desse povo,ainda vive.

Anônimo disse...

Sensibilidade e percepção! Lindo trabalho !
Parabéns!